domingo, 20 de novembro de 2011

Copa do mundo no Brasil e neurociência

Por Thaiane Abrascio, 6º Período
Nunca os brasileiros ficaram tão ansiosos pela Copa do Mundo, afinal teremos a oportunidade de sediar este grande evento no nosso país. Mas para os Neurocientistas há um motivo a mais para a euforia. Miguel Nicolelis e seu grupo de pesquisadores do Projeto Walk Again prometeram que até a abertura da copa do Mundo no Brasil em 2014 o primeiro chute será dado por um tetraplégico, sendo este o último passo do projeto.
Nicolelis vem desenvolvendo pesquisas no campo da Neurociência, e recentemente realizou testes com primatas demonstrando ser possível perceber texturas através de corpos externos, como se fosse um novo “canal sensorial”. Os chimpanzés sem mover sequer um dedo, comandaram robôs pela atividade cerebral. Estes robôs chamados avatares tocavam nos objetos que os primatas “desejavam” e as texturas eram transmitidas novamente para o cérebro dos macacos. Detalhe: os primatas estavam nos EUA e os robôs no Japão. Essa interface cérebro-máquina-cérebro que os primatas conseguiram estabelecer sugere que nós humanos tenhamos uma facilidade bem maior em manipular esta tecnologia, e então será possível que pacientes severamente paralisados andem novamente e restabeleçam o tato.
A proposta de apresentar seus resultados (caso dêem certo) na Copa do Mundo onde todos os olhares estarão voltados em 2014 não é só uma boa estratégia para divulgar a ciência como também é parte do seu grande fanatismo pelo futebol. Em sua pagina oficial na universidade de Duck há um link para o site oficial do clube Palmeiras.
Nicolelis é um grande exemplo do poder cientifico Nacional e de que brasileiros, mesmo os palmeirenses, têm um enorme campo cientifico a ocupar.
Leia mais no Opilião Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário