sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bom e Mau Exemplos


Por Thaiane Abrascio Porfirio, 6 º Período

O bom exemplo da reportagem é José Noel Prata, Técnico em produção e transmissão de energia e Produtor rural. Na contramão do que estamos acostumados, adquiriu de seus próprios recursos uma área a qual transformou em uma reserva ambiental, a RPPN Vale Encantado.
Segundo Noel a reserva tem como objetivo, além da preservação de fauna e flora, o “envolvimento de instituições de ensino, qualquer que seja o nível, Básico, graduação e Pesquisadores.” 
Durante os dias 24 a 27 de Agosto, foi realizado o primeiro congresso de Meio ambiente promovido pela Vale Encantado, "Cerrado: Diversidade e Recursos". Para Joel os obejtivos do encontro eram “divulgar o cerrado e discutir sobre sua biodiversidade e recursos”. Provoquei Joel em uma pergunta. Pedi que ele se imaginasse dotado de algum poder sobre as pessoas. Quis saber quem Joel obrigaria a ver o evento. A resposta me surpreendeu: "Faria exatamente o que estou tentando fazer sem ter o poder. Os jovens são os herdeiros do planeta, e é deles que eu gostaria de ver essa sala cheia. Minha geração produziu muito, nós fomos a Lua, criamos a Televisão e uma série de outras coisas. Mas o custo de nossas criações foi muito alto. Não sou de transferir as responsabilidades, mas eu vejo nos jovens uma cabeça muito acima da nossa, na forma de enxerga o planeta. Na minha época nem se falava na questão ambiental e o próprio governo já apoiou construção de drenagem de várzeas para a produção de arroz, o que foi um assassinato a nascentes. O que hoje não tem a menor condição de acontecer”.

O Mau exemplo do título da reportagem diz respeito aos universitários, que não chegaram a trinta na platéia do evento. Infelizmente o público alvo segundo Noel, “cursos como Biologia, Eng. Ambiental, Gestão Ambiental, e áreas afins” não compareceu ao evento. Com três cursos de biologia na cidade, e outros tantos de áreas afins, é uma vergonha a falta de participação dos acadêmicos em um evento que ofertou tantos aprendizados.  Uma sugestão é que para o próximo evento mudem o título para “Festa (Pancadão) do Cerrado”, talvez atraia mais o público.
Vários projetos estão sendo desenvolvidos com a fauna da área, como falconídeos e o tatu canastra animal quase desaparecido de nossa região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário