domingo, 16 de outubro de 2011

Bicho que parece lixo?


Por Amanda Prato, 6º Período

Ao caminhar ao longo da praia, deparamo-nos as vezes como um emaranhado de plásticos, folhas e raízes que logo interpretamos como lixo. Você já viu este lixo enterrado na faixa de areia?
Pois é, até pode ser lixo, mas também pode ser um bicho, o Diopatra, já ouviu falar?
Diopatras são animaizinhos que vivem em tubos que ficam parcialmente enterrados na areia, deixando uma parte exposta na superfície. A parte exterior desses tubos é coberta por grãos de areia, partes duras de outros animais, conchas, pedaços de plantas e qualquer outro material encontrado na areia. Se a praia recebe detritos com regularidade e em quantidade, os Diopatras acabam usando estas tranqueiras na confecção do tubo. Mas se a praia é limpinha, o tubo é feito de materiais mais naturais e fica com o aspecto da imagem que vemos ao final deste texto. A parte exposta do Diopatra serve como camuflagem, ajuda na captura de presas e detecção de predadores. Como filtradores que são, alimentam-se de algas, pequenos  invertebrados e detritos do solo.
Há cuidado parental com a prole! Os Diopatras que são parentes das minhocas terrestres são muito procurados para serem feitos de iscas e para alimentação de espécies ornamentais.
Agora que você já sabe um pouco sobre os Diopatras, quando estiver na praia preste mais atenção, quem sabe não tropeça em um? Olho vivo, biólogo, as aparências podem enganar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário